DICOTOMIA, TRICOTOMIA E MUITA CONFUSÃO.
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ASMO Espiritista |
- Admitem muitos irmãos da Ordem que o homem tem dupla natureza, ou seja: Corpo e Alma. Outros acrescentam o Espírito. (São as teorias dicotomista e tricotomista da
ASMO). No entanto, estes conceitos são terminantemente contrários à Bíblia, pois esta ensina que o homem é o resultado direto de dois elementos: pó da terra (corpo, matéria) e fôlego de vida ou “espírito”, de cuja junção resultou uma alma vivente – um ser vivente, racional, pensante, com capacidade intelectiva e moral, etc. Gên. 2: 7.
- Três textos, pelo menos (I Tess. 5: 23; Mat. 10: 28; Zac. 12:1), são sempre utilizados apressadamente, a fim de sancionar a crença de que o homem possui uma “entidade” que lhe sai, ao morrer, tomando rumos do Céu ou inferno; respectivamente, o bom e o mau, tratando-se de cristão ou ateu. Sendo espírita, o destino pode ser um animal, doente
- físico, etc.
- Antes de nos atermos a tais doutrinas, cujos textos estudaremos à frente, descubramos o que são “espírito” e “alma”, segundo os escritores sagrados.
- As Santas Escrituras são pródigas em oferecer salutares conselhos e sábios ensinamentos que edificam e desanuviam as dúvidas humanas. Há, contidas nelas, 390 referências à “alma” que, após compulsadas, o leitor atento notará os diversos sentidos em que aparece, mas NUNCA financiando a doutrina da imortalidade natural ou inerente. Basta um conjunto de versículos para comprovação; deles me valerei, embora que suscintamente, pois o espaço assim o exige.
- O vocábulo “alma”, do hebraico nephesh, e grego, psyché, pode ser traduzido de várias maneiras, como, por exemplo:
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- “ ALMA” – COM CONOTAÇÃO DE “VIDA”
- Levíticos 17: 11 “Porque a alma (vida) da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelasvossas almas (vidas); porquanto é o sangue que fará expiação pela alma (vida, pessoa).”
- Levíticos 17:14 “Porquanto (o sangue, v. 13) é a alma (vida) de toda carne; o seu sangue é pela sua alma (vida); ... tenho dito aos filhos de Israel: não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a alma (vida) de toda carne é seu sangue...”
- Atos 20:10 “Paulo porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o disse: Não vos perturbeis, que a sua alma (vida) está nele.” E mais estes textos: Gên. 9:4 e 5; I Reis 19:14; Jó 6:11; Mar. 3:4; II Cor. 12:15; Heb. 10:39; Mat. 16:26; Luc. 12:20; Mat. 11:29; Mar. 8:37, etc.
- “ALMA” – COM CONOTAÇÃO DE “PESSOA”
- Gênesis 46:27 “E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas (pessoas). Todas as almas (pessoas) da casa de Jacó, que vieram do Egito, foram setenta.”
- Levíticos 17:12 –“... Nenhuma alma (pessoa) de entre vós comerá sangue...”
- Atos 7:14 – “... sua parentela, que era de setenta e cinco almas (pessoas).”
- Atos 2:41 – “Naquele dia agregaram-se quase três mil almas (pessoas).”
- Atos 27:37 – “E éramos... duzentos e setenta e seis almas (pessoas).”
- E mais estes textos: Gên. 36:6; 46:15, 18, 22, 25 e 26; Lev. 17:10, 15; Jer. 52: 29 e 30; Eze. 13:18-20; 22:25; Sal.109:20; Prov. 11:30; Atos 3:23, etc.
- “ALMA” – COM CONOTAÇÃO DE “CORAÇÃO”
- Gênesis 34:3 “E apegou-se a sua alma (coração) com Diná, filha de Jacó, e amou a moça...”
- I Samuel 20:17 “E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava... com todo o amor da sua alma (coração).”
- I Reis 11:37 “E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma (coração), e serás rei sobre Israel.”
- Atos 2:43 – “Em toda a alma (coração) havia temor...”
- E mais estes textos: Sal. 42:5; Ecl. 6:2; Cant. 3:4: Miq. 7:3; Mar. 14:34, etc. PENSE – O indivíduo pode diversificar sua dialética, direcionar seu raciocínio, perder-se em questiúnculas, nestas conotações; mas nunca poderá negar que a “alma” é o homem, o ser vivo, a pessoa humana.
- O vocábulo “espírito”, que em hebraico é neshamah ou ruach; e em grego, pneuma, é empregado, na Bíblia, também em diversos sentidos, a saber:
- “ESPÍRITO” – COM CONOTAÇÃO DE FACULDADES MORAIS – ÍNDOLE – CARÁTER – PENSAMENTO – SENTIMENTO
- Salmo 51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito (caráter, índole) reto.”
- Lucas 1:17 – “E irá adiante dele no espírito (caráter) de Elias...”
- I Coríntios 4:21 “Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito (sentimento) de mansidão.”
- Filipenses 1:27 “...quer vá e vos veja... e ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito (pensamento),
- combatendo juntamente... pela fé do evangelho.”
- E mais estes textos: II Tes. 2:2; Rom. 1:9; 7:6, etc.
- “ESPÍRITO” – COM CONOTAÇÃO DE SABEDORIA – DISCERNIMENTO – RACIOCÍNIO – CONHECIMENTO.
- Lucas 1:80 “E o menino crescia, e se robustecia em espírito (conhecimento)...”
- Mateus 5:3 “Bem-aventurados os pobres de espírito (raciocínio), porque deles é o reino dos Céus.”
- E mais nestes textos: Êxo. 31:3; Núm. 14:24, etc.
- “ESPÍRITO” – COM CONOTAÇÃO DE – ÂNIMO – ENERGIA
- Gênesis 45:27 “Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José... reviveu o espírito (ânimo) de Jacó.”
- Jó 17:1 – “O meu espírito (energia, ânimo) se vai consumindo...”
- Salmo 143:7 “Ouve-me depressa, ó Senhor; o meu espírito (ânimo) desfalece; não escondas de mim Tua face...”
- Juízes 15:19 “Então o Senhor fendeu a caverna que estava em Leí, e saiu dela água; e bebeu, e o seu espírito (ânimo) tornou, e reviveu...”
- Mais estes textos: I Sam. 30:12; Prov. 15:13; 17:22; Eze. 18:31; Dan. 7:15; Ageu 1:14, etc.
- “ESPÍRITO” – COM CONOTAÇÃO DE FÔLEGO – RESPIRAÇÃO – SOPRO
- Gênesis 7:15 “E de toda a carne, em que havia espírito (fôlego) de vida, entraram de dois em dois para Noé na Arca.”
- Jó 14:10 “Mas, morto o homem é consumido; sim, rendendo o homem o espírito (fôlego), então onde está?”
- Eclesiastes 12:7 “E o pó volte à terra como era, e o espírito (fôlego) volte a Deus, que o deu.”
- Lucas 8:55 “E o seu espírito (fôlego, respiração) voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.”
- Mais estes textos: Jó 27:3; Apoc. 11:11, etc.
- “ESPÍRITO” – COM CONOTAÇÃO DE – VIDA
- Jó 12:10 “Que está na sua mão a alma (vida) de tudo quanto vive; e o espírito (vida) de toda carne humana.”
- Apocalipse 13:15 “E foi-lhe concedido que desse espírito (vida) à imagem da besta...”
- “ESPÍRITO” – COM CONOTAÇÃO DE – ANJO
- Atos 8:26, comparar com o verso 29; Heb. 1:13-14, etc.
- “ESPÍRITO” – PODER DIVINO – ESPÍRITO DE DEUS
- Gên. 1:2; Isa. 44:3; 61:1; I Cor. 6:19, e mais 301 textos.
- OBSERVAÇÃO – Das 283 passagens bíblicas sobre “espírito” (excetuando-se as 305 que mencionam espírito – Poder Divino), e nas conotações apresentadas, nada há indicativo de que sai de dentro do homem algo que tenha forma e se identifique como um ser – vaporoso, translúcido, silhuético ou fantasmagórico.
- IMPORTANTE – Conquanto haja nas Escrituras estas variadas formas em que alma e espírito são empregados, não há em nenhuma delas qualquer indício que signifiquem uma “entidade abstrata que sobrevive à matéria”. Não há na Bíblia nenhum texto que autorize a doutrina de uma alma ou um espírito imortais. Só Deus é imortal. I Tim. 1:17; 6:16.
- ELUCIDANDO O ASSUNTO
- Isaías 11:2 “E repousará sobre Ele o Espírito do Senhor; o espírito de sabedoria, e de inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.”
- Como se vê, há tantos e tão variados significados esclarecedores de espírito, que é irrecusável sua aceitação de que em muitos lugares são expressões metafóricas, figuras de linguagem ou mesmo sinédoque (comparações simultâneas).
- Jamais poderemos confundir o espírito como uma personalidade, um ser (não me refiro à Terceira Pessoa da Trindade), para que não venhamos a admitir que só de uma vez “repousou” no Senhor Jesus quatro espíritos.
- O testemunho fiel das Escrituras é que “Deus é Espírito, os anjos são seres espirituais, mas nunca o homem.”
- Assim sendo, ficará fácil entender os textos que têm confundido muitos sinceros estudantes da Bíblia, como sejam: I Reis 17:22 “E o Senhor ouviu a voz de Elias, e a alma (vida-fôlego) do menino tornou a entrar nele.” (A alma que saiu do menino é a centelha de vida = fôlego).
- Gênesis 35:17 e 18 “E aconteceu que, tendo ela (Raquel) trabalho em seu parto... saindo-se-lhe a alma (vida, sangue) (porque morreu)...” Observação – Raquel teve uma hemorragia e perdeu todo o sangue (alma), morrendo em seguida (Ler: Lev. 17:11, 14).
- I Coríntios 5:5 “Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito (caráter) seja salvo no dia do Senhor Jesus.”
- O apóstolo está corrigindo a “complicada” Igreja de Corinto. Nos versos 3 e 4 menciona dois outros “espíritos” que, com mais este do verso 5, precisam ser entendidos corretamente, pois Paulo não está dizendo que o homem tem duas “coisas” que podem ser divididas, uma para Satanás, outra para Deus. Evidentemente, Paulo está realçando aqui a lúcida doutrina da ressurreição. O “dia do Senhor Jesus” é a Sua segunda vinda, quando então serão ressuscitados todos os salvos, com a restituição do fôlego de vida, já que este lhes foi retirado ao morrerem. Efetivamente, na morte ocorre o que é simples e fácil de se entender. A “carne” (pó, corpo, barro) volta ao pó, e o espírito (fôlego de vida) volta a Deus. O caráter do homem é que será salvo, e isto é comprovado no fato de que, ao ressuscitar, virá à sua memória, de imediato, os últimos pensamentos, com os quais morrera. Na ressurreição, Deus volta a recompor o homem, agora com um corpo glorificado; devolve-lhe a mesma vida (fôlego) que o faz recuperar sua capacidade intelectiva e moral.
- Lucas 1:17 “E irá adiante dele no espírito... de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.”
- Alegar que este texto financia a existência de um espírito que pode sair da pessoa é o máximo na falta de compreensão bíblica. Sim, pergunto, que “espírito” seria, já que Elias não morreu! (foi sepultado vivo? II Reis 2). A vinda de Elias foi uma profecia (Mal. 4:5) que se cumpriu fielmente com o primo de Jesus. João iria efetuar a mesma obra que Elias realizou, isto é: uma reforma espiritual, preparando o caminho do Senhor (Mat. 17:10-13). Somente isto!
- Tessalonicenses 5:23 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito e alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
- OBSERVAÇÃO – Esta expressão tricotômica “é uma forma redundante e enfática de definir a personalidade integral do homem”. Em outras palavras: Paulo, desejando preparar um povo especial, como é o povo que aguarda a volta de Jesus, usa uma expressão global para designar o homem no sentido lato da palavra, na santificação de todo o seu ser para ter a aprovação do Céu. Paulo desejava que todas as faculdades morais e espirituais, bem como o próprio templo (corpo, I Cor. 3:16) do crente, estivessem preparados para o grande dia de Deus (a volta de Jesus).
- Hebreus 4:12 “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”
- OBSERVAÇÃO – Esta é outra expressão “redundante e enfática”. Aqui, Paulo suprime o termo corpo, mas subentende-se que ele (nas entrelinhas) está nas “juntas e medulas”. Entretanto, este texto quer dizer, nada mais, nada menos, que a Bíblia, quando examinada por um “coração” sincero, penetra até os recônditos de seu ser. Seu poder transformador é inegável.
- Mateus 10:28 “E não temais os que matam o corpo (matéria, barro), e não podem matar a alma (vida); temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno a alma (vida) e o corpo (matéria).”
- OBSERVAÇÃO – Atente primeiro para a palavra perecer. Jesus não deixa dúvida de que tudo vai acabar (acabar e não continuar queimando). Portanto, tudo que se force aqui para provar a imortalidade ou imperecibilidade da alma cairá no vácuo. O que está claro neste texto e se com ele alguém deseja provar alguma coisa, é que a alma perece. Por conseguinte, ela não é imortal.
- Jesus ensina aqui que o homem pode matar, isto é, fazer alguém cessar de viver, mas jamais poderá impedir a ressurreição de um justo, o que não se dá com Deus, que pode matar o corpo e fazer a vida desaparecer por completo, entretanto, tal só se dará com os ímpios, e com o fogo que os destruirá Ele purificará a Terra para se tornar a morada dos salvos. Na ressurreição, Deus dará novo corpo e a mesma vida (fôlego), pois que Ele é a própria vida, a fonte, “usina geradora” de vida.
- Específicamente neste texto, alma tem o sentido de “vida”, a “natureza espiritual do homem”. E não é difícil admitir esta verdade quando aceitamos o que diz a Bíblia, que o homem não tem uma alma, mas ele é uma alma. Uma alma vivente, que foi o resultado da inoculação do fôlego de vida por Deus no boneco de barro, que imediatamente lhe deu raciocínio, a capacidade de amar, sonhar, sentir, viver, enfim. A “matriz” divina é perfeita, inquestionável, insubstituível.
- Para ilustrar e facilitar sua compreensão, voltemos ao passado. Os mártires, aqueles cristãos perseguidos e mortos impiedosamente de várias maneiras, morreram na fé. Os ímpios mataram seus corpos – tiraram-lhe a vida; mas não lhe mataram a esperança da ressurreição nem a promessa de uma vida eterna. Em suma, irmão amado, nenhuma parte das Escrituras, e muito menos este texto, ensinam que há uma “entidade abstrata e imortal, que sobrevive à matéria.”
- SINTETIZANDO – Os passos dados pelo Criador, com clareza, em Sua palavra, com a simplicidade de uma criança, é que: Ele fez um boneco de barro (estátua), soprou em suas narinas o fôlego de vida e o boneco tornou-se uma alma vivente, com raciocínio, emoções e sentimento. Gên. 2:7. Exemplo: BONECO DE BARRO + FÔLEGO DE VIDA = ALMA VIVENTE
- Não foram colocados dentro do boneco, uma alma nem um espírito. Ele tornou-se uma alma vivente.
- OBSERVAÇÃO – Enquanto a alma vivente respirar, estará viva. Continuará sendo alma vivente. Mas, tão logo pare de respirar, tornar-se-á alma morta.
- PROVAS: – Sal. 104:29 – “...se lhes tiras a respiração (fôlego), morrem.” Ecl. 12:7 – “E o pó (boneco) volte à terra, como era, e o espírito (fôlego) volte a Deus, que o deu.” Tiago 2:26 – “...o corpo (boneco) sem o espírito (fôlego) está morto...”
- RESULTADO: ALMA VIVENTE – FÔLEGO DE VIDA = ALMA MORTA
- Completo esquecimento – Sal. 146:4; Ecl. 9:6. Evidente, o que faz viver o corpo é o fôlego.
- Inquestionavelmente, o “espírito” é a mais clara tradução de “fôlego”, e deve assim ser aceito pelos cristãos, pois que, um “espírito” (ser fluídico, etéreo, reluzente, translúcido, personalizado, fantasmagórico ou coisa parecida) que “desencarna”, “se purifica” através de “gradação”, “reencarna”, “que sobrevive à matéria”, etc... é doutrina exclusiva do espiritismo e deve ser abandonada, retirada dos arraiais do Senhor, por aqueles que se preparam para o Céu. Além da lógica, há uma enorme coerência em aceitar seja o homem uma alma. Não há dentro dele mais dois seres. Acompanhe as conjecturas seguintes e veja se não é melhor aceitar a simplicidade eloquente de Gênesis 2:7.
- Diz o profeta que, “a alma que pecar, essa morrerá...” (Eze. 18:20). Pergunto, então, aos que aceitam tenha o homem uma alma e um espírito, que lhe saem por ocasião da morte:
- – Se a alma pecar, o que ocorre com o corpo e o espírito? Ou, neste caso, quem pecará de fato: A alma, o corpo, ou o espírito? – Se só a alma pecar, o corpo e o espírito devem ou não morrer?
- A doutrina evangélica crida hoje é que, ao morrer o homem, sendo bom, vai para o Céu; sendo mau, para o inferno, imediatamente. Então, consideremos:
- JUSTO – Quem vai receber o galardão? O corpo, a alma, ou o espírito?
- ÍMPIO – Quem será castigado? O corpo, a alma, ou o espírito?
- O ensino doutrinário das Igrejas Neo-Pentecostalistas, conforme o Prof. A. Gilberto, do Instituto Bíblico Pentecostal, é que, quem peca é a alma (ser vivo que vive dentro do homem, segundo seu ensino). Sendo assim, permita-me levantar-me como advogado do corpo e do espírito; sim, porque estes não podem ser responsabilizados pelo pecado da alma e, dessa forma não podem se perder. E aí o veredicto insofismável será:
- • A alma vai para o inferno.
- • O corpo e o espírito para o Céu.
- Vê o despenhadeiro que nos apresenta quando se intenta colocar alguma coisa dentro do homem? Ficará complicado tirá-la dali depois. Este é um argumento que nos é inteiramente favorável para a aceitação correta de que a alma é o homem in-totum.
- Querido irmão, não compliquemos o que é simples e fácil. Alma, proferida pelos diversos escritores bíblicos – “Minha alma clama, suspira e desfalece”. “Bendize, ó minha alma, ao Senhor...” “A minha alma anseia pelo Senhor...” etc., – quer dizer o homem completo, o ser vivo, alma vivente, eu, você, e nunca alguma coisa fluídica, etérea ou nebulosa que resida dentro do homem.
- EU CLAMO...! CONSIDERE ISSO, IRMÃO
- Se o galardão (Céu para o justo, inferno para o ímpio) ocorrer na hora exata da morte, três doutrinas bíblicas ficam sem sentido, e canceladas, a saber: o juízo (Atos 17:31); a ressurreição (I Cor. 15); e a volta de Jesus (João 14:1-3). A recompensa está, pois, precedendo a todas.
- O ensino do citado professor, Antonio Gilberto, é que o espírito e a alma do homem voltam para Deus; então novamente pergunto:
- QUAIS ESPÍRITOS E ALMAS VOLTAM PARA DEUS?
- Do justo ou do ímpio?
- Se você disser que somente a alma e o espírito do justo voltam para Deus, os do ímpio têm que ir para o inferno, é óbvio. A não ser que eles vão ficar perambulando por aí, “desincorporados”, ou no “purgatório”, “encarnados” em algum ser vivo, ou “penitentes” em algum lugar.
- Realmente, a Bíblia diz que o espírito volta para Deus. Veja:
- Eclesiastes 12:7 “O pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”
- Aqui há que se considerar, honestamente, que a alma é uma intrusa. O que volta, meu irmão, é o “espírito”. Não queiramos colocar uma alma dentro do homem, para que ambos voltem para Deus, pois assim será forçar demais o texto para adaptá-lo a uma crença anti-bíblica.
- O espírito também é mencionado de forma genérica (o texto é contundente: “...e o espírito volte a Deus que o deu”), e ninguém pode negar. Sendo assim, ambos os espíritos (do justo e do ímpio) vão para Deus, e isto é a clara e simples verdade da Bíblia.
- Assim, pois, se é aceito que algum ser real, corpóreo ou não, que “sobrevive à matéria”, isto é: continua a viver liberto do corpo, se não for sofrer um processo evolutivo de “gradação”, então terá que tomar rumo do Céu fatalmente, porque de lá veio. Ora, se vai para o Céu, já está – pela ótica da lógica – com a salvação garantida, tanto o espírito do justo quanto o do ímpio Porém, as doutrinas do juízo, ressurreição e a volta de Jesus que são esposadas pelas Igrejas Evangélicas, precisam ser conciliadas, já que são bíblicas. O que fazer então? Só há uma saída, e esta seria:
- • O espírito do justo desce do Céu, entra no corpo (anteriormente morto), permanece na sepultura enquanto é julgado.
- Após o julgamento, Jesus volta, o espírito ressuscita e volta para o Céu. Ora! Mas para quê isso? Já não estava ele lá gozando a bem-aventurança? Evidente, só se vai para o Céu para este fim. Por outro lado, imagine você se este “espírito” tivesse algum pecado escondido, e no juízo fosse descoberto, e... ao invés de ir para o Céu, fosse agora para o inferno?
- • O espírito do ímpio desce do Céu, entra no corpo (anteriormente morto), permanece na sepultura, é julgado, Jesus volta, ele ressuscita e vai para o inferno.
- Que diferença! Estava ele no Céu, experimentou a cálida harmonia celestial e, agora, vai para sempre arder, arder e
- arder.
- OBSERVAÇÃO – Há ainda algo a harmonizar, ou seja: Os justos, segundo a Bíblia, ressuscitam na primeira ressurreição
- (Apoc. 20:6), e os ímpios, na segunda. Assim sendo, o espírito do ímpio vai ainda permanecer 1000 anos sepultado
- (Apoc. 20) e, segundo ensina o referido professor, o espírito é um “ser vivo, imortal e inteligente”, portanto não morre,
- evidentemente estará sepultado vivo, o que lhe aumentará sobremaneira a surpresa, porque algum tempo antes estava
- no Céu.
- Se estas conjecturas não forem reais, teremos de admitir que o espírito do justo é diferente do espírito do ímpio. E, se
- assim é, somos forçados a “admitir a pré-existência da alma consciente”, ou seja, todos os homens e mulheres já
- existiam antes de nascerem aqui na Terra, o que é, antes de tudo, contrário à própria razão.
- Não acha você coerente admitir que o espírito é o fôlego de vida?
- PARA SUA MEDITAÇÃO
- Você nunca estranhou por que quase nunca se ouve pregação sobre a ressurreição nas Igrejas Evangélicas?
- Naturalmente que esta pregação traria tremenda contradição, não é? Evidente, se o galardão e a condenação ocorrem
- por ocasião da morte, volto a afirmar, tais eventos precedem o julgamento, cancelada fica a ressurreição, e a volta de
- Cristo desnecessária se torna.
- Amado irmão, é perigoso pensar igual ao espiritismo, porque fatalmente se cairá nesta esparrela. O espiritismo não crê
- na ressurreição. Ele aceita a reencarnação. Os nomes são parecidos, porém há um abismo entre eles. E é preciso tomar
- cuidado para não cair nele.
- É uma inglória tarefa a de defender a imortalidade da alma, como o fazem hoje os evangélicos, pois que, se as almas e
- espíritos saem de dentro do homem ao morrer, quais “seres vaporosos e invisíveis”, iremos ter, queiramos ou não, um
- Céu vaporoso, “uma habitação aérea de espíritos rarefeitos que, evidentemente, são pintados esvoaçando
- incessantemente ao acompanhamento de harpas, porque seria ilógico pensar em eles fazerem qualquer coisa mais
- substancial.” – Objeções Refutadas, F.D. Nichol, pág. 83. A doutrina da imortalidade da alma é puramente espírita,
- surgiu de uma “sessão espírita” (Gên. 3:1-6) e é escorada em uma milenar mentira, e pior, proferida para subestimar e
- pôr em dúvida a Palavra Divina, pois:
- Disse Deus: “CERTAMENTE MORRERÁS” (Gên. 2:17).
- Satanás retrucou: “CERTAMENTE – NÃO – MORRERÁS” (Gên. 3:4)
- Evidente, se Deus diz que morre, morre mesmo; nada poderá sair vivo de dentro do homem, senão Satanás teria razão
- em sua afirmativa. No entanto, este ser logrou tremendo êxito em sua artimanha, pois que, assustadoramente, o
- espiritismo está rodeando a Terra, enlaçando a todos em suas malhas sutis e fantasiosas. Até os alicerces dos
- evangélicos estão ruindo, ao esposarem a doutrina da imortalidade inerente da alma. Quer ver? – Leia esta declaração:
- “Essa doutrina da imortalidade da alma faz com que o espiritismo pareça razoável. A visão popular, que pinta nossos
- queridos mortos como estando perto de nós e profundamente interessados em nossas atividades, está apenas um passo
- distante do espiritismo, que simplesmente acrescenta o aspecto da comunicação. Assim, em vez de erguer uma parede
- contra esse culto, que virtualmente todos os ministros consideram como mau, para ele se abre uma porta.” – Idem, 84
- – grifos meus.
- E isso é tão verdadeiro que, no afã inglório de confirmar a doutrina da imortalidade, há grande semelhança nos termos
- usados pelos evangélicos com o pensamento espírita. Por exemplo:
- O espiritismo diz que o corpo é o “invólucro ou cadeia” da alma. Que há “evolução do espírito” e “espíritos
- desencarnados”. – Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec.
- O Professor A. Gilberto, do Instituto Bíblico Pentecostal, ensina que: O corpo é a “bainha” da alma. Que há “gradação”
- (“progressão por graus sucessivos” – Delta Larousse) da alma, e que a alma “sobrevive à matéria.” – Estudos
- Elaborados, do Professor A. Gilberto, pág. 2.
- Ora, não é exatamente o que ensina o espiritismo? Claro que sim! Só que com nomes diferentes! Abra os olhos, amado
- irmão, isso é o terreno encantado do malígno.Veja também que, longe de se estabelecer uma diferença, uma barreira
- entre as doutrinas espíritas e evangélicas, pelo contrário, elas se identificam e só diferem no fato de que os evangélicos
- aceitam que a alma e o espírito vão para o Céu, e os espíritas, que irão “encarnar” em algum ser vivo, a fim de proceder
- à “gradação” até a purificação ansiada, a perfeição absoluta, como ensinam.
- Uma coisa porém, os espíritas estão à frente dos evangélicos imortalistas, é que eles não aceitam que Deus permitirá
- que os pecadores ficarão para sempre ardendo no fogo do inferno. Isso, afirmam eles, não afina com o caráter de Deus,
- o que leva nosso pleno endosso.
- Nós não caímos nestas malhas, pois que, ao aceitarmos a mortalidade natural da alma, não temos nenhuma dificuldade
- em ensinar que, ao morrer o homem, a “matéria, pó, corpo”, vai ao pó (Ecl. 12:7), e o fôlego de vida vai à Deus. O mais
- fica na memória do Grande Jeová, e está muito bem, pois Ele é o Onisciente Criador. Quanto aos atos bons e maus,
- omissões, etc., do morto, estão exarados nos livros (Dan. 7:10) que se tornarão nos autos do seu julgamento. Atos
- 17:31.
- Também, “não temos de ensinar a incrível doutrina de que existe dentro do ‘homem’ algo que é o homem real, mas que
- não é discernível a qualquer dos sentidos, e não está em conformidade com qualquer das leis provadas da ciência.
- Vemos a palavra homem como significando algo muito real e concreto. Não vagueamos no labirinto das discussões
- metafísicas na tentativa de compreender ou explicar como Deus pôde insuflar nas narinas do homem o fôlego de vida, e
- o homem se tornou uma alma vivente. Simplesmente afirmamos, na força do relato bíblico, que corpo, alma e espírito
- são todos necessários para dar existência e significação àquilo a que a Bíblia se refere quando fala do homem no sentido
- lato da palavra.” – Ibidem, pág. 85 – grifos meus.
- Nós nos ombreamos aos postulados bíblicos, junto à Deus, que afirmou ao homem, “certamente morrerás” e que, depois
- de morto, não há consciência, nem sabe ele nada do que se passa debaixo do Sol (Ecl. 9:6), sua memória jaz em
- completo e perfeito esquecimento (Ecl. 9:5), dormindo até a ressurreição (Apoc. 20:6). O fôlego de vida reintegra-se a
- Deus, que é a própria fonte de vida.
- Assim, “nossa visão da natureza do homem não interfere de modo algum na doutrina do final fogo do inferno. De fato,
- se o homem é um ser literal, então o lugar da pena deve ser certamente um lugar literal, e o castigo deve ser algo
- muito literal. Mas o que nossa visão do homem como mortal nos livra, é do ensino de que os fogos do inferno nunca
- findarão... e que há um ente imortal a resistir eternamente às chamas.
- “Finalmente, temos um forte argumento contra o espiritismo, com suas materializações; o catolicismo com suas súplicas
- a santos há muito mortos e suas orações aos mortos; e a qualquer sistema que se baseia na doutrina da imortalidade
- inerente da alma. De fato, os que aceitam o ponto-de-vista bíblico de que o homem jaz silencioso na tumba até a
- ressurreição, são os únicos que firmemente se podem opor ao espiritismo ou dar resposta à embaraçosa inquirição dos
- espíritas (como esta feita por um médium): “Porque se opõem os ministros cristãos às investigações do espiritismo,
- quando nosso êxito simplesmente serviria para estabelecer uma das grandes doutrinas da Igreja Cristã – a
- imortalidade?” – Ibidem, pág. 86 – grifos meus.
- Sim, irmão amado, fugir da simplicidade de Gênesis 2:7, é se colocar no terreno encantado de Lúcifer, o que,
- efetivamente, Deus não deseja para você. Reestude o assunto, considere estes fatos.
- Zacarias 12: 1 “Peso da Palavra do Senhor sobre Israel: Fala o Senhor, o que estende o Céu, e que funda a Terra, e que
- forma o espírito do homem dentro dele.”
- Depois de estudarmos tudo que a Bíblia apresenta sobre espírito, este texto isolado de Zacarias não será problema para
- nós, não é? O profeta está aqui, tratando da criação. Deus criou o Céu a Terra e também o homem e, ao criá-lo, como o
- fêz? Releia Gênesis 2: 7. Compreendeu? Deus colocou a vida dentro do homem. Espírito aqui, é uma conotação
- claríssima de vida, e é o oposto do espiritismo!
- CURIOSIDADES
- Em sua apostila “Estudo Elaborado”, pág. 2, o prof. A. Gilberto, do Inst. Bíblico Pentecostal, a respeito do assunto,
- afirmou que a “alma” é que peca. Depois, com espaço de seis linhas, disse que a “alma” é imortal. Lamentavelmente,
- além de se contradizer, está contra o ensino divino, pois diz a Bíblia que Deus expulsou Adão e Eva do Jardim do Éden,
- para evitar que comessem do fruto da árvore da vida e assim se tornasem pecadores imortais. Ora, se Deus diz que o
- homem possuía imortalidade condicional, tanto que lhe vedou a fonte da longevidade, após a transgressão, como pode
- alguém achar-se no direito de dar imortalidade à alma? Por favor, amado, não entre neste caminho.
- O citado professor Gilberto, consultor doutrinário e teológico da CPAD em seu “Estudo Elaborado”, deu as seguintes
- definições para espírito: “Um ser vivo inteligente, invisível, sem carne e ossos. Vida divina imortal. Fôlego de vida.
- Energia divina que Deus soprou no homem. Sede de razão. Sede do intelecto. Sede da vontade. Sede da consciência.
- Sede da adoração.”
- OBSERVAÇÃO – Amado professor, é preciso definir claramente o que é espírito, para que se tenha um ponto de partida
- na descoberta do que seja o homem. Aí, desculpe, está confuso, senão contraditório, e nos leva a dúvidas cruéis. Nós,
- ovelhas, precisamos de capim verde, suculento e água cristalina.
- Veja se a história ajuda:
- INCRÉDULO: Não creio na Bíblia porque ela diz que cavalo fala. (Referência ao caso de Balaão e sua mula).
- CRISTÃO: Faça um cavalo que eu o farei falar.
- INCRÉDULO: É, tem razão, quem criou o cavalo, pode bem fazê-lo falar.
- Ora, por que inventar? Se Deus diz que, com o fôlego de vida, apenas, deu capacidade de raciocínio ao homem, por que
- colocar dentro dele dois outros seres (uma alma e um espírito)? Por que duvidar que Deus tem o poder de apenas com o
- fôlego e o barro produzir um ser com capacidade intelectiva e moral?
- Ainda que este ensino não fosse bíblico (graças à Deus que o é), é melhor aceitá-lo, porque é o oposto do espiritismo.
- CURIOSIDADES:
- • Alma pode morrer — Eze. 18:4
- • Alma pode ser morta — Jos. 11:11
- • Alma tem sede — Isa. 29:8
- Porque ALMA é a pessoa humana.
- IMORTALIDADE! QUANDO?
- Imortalidade X Ressurreição
- (Quem sustentar uma doutrina, terá que rejeitar a outra)
- Finalizarei agora esta série de estudos onde foi focalizado o homem, a obra-prima da criação de Deus, comprovando,
- pela Bíblia, que ele é uma alma vivente com raciocínio; não tendo dentro de si uma alma, e que quando vai para a
- sepultura perecem todos os seus pensamentos e desejos (Ecl. 9:6). A vida (espírito, vapor, alento, sopro ou respiração)
- que são traduções aplicadas ao fôlego de vida que Deus injetou nas narinas do homem (Gên. 2:7), volta para Deus. Mas
- todos os seus atos, bons e maus, negligências, oportunidades perdidas e atitudes falsas, estão registrados nos livros de
- Deus e se tornarão nos autos do seu julgamento, no dia do juízo. Não importa onde esteja sepultado o homem. No mar,
- na terra, em cavernas ou sepulcros rochosos; comido por animais ou peixes, trucidado ou esquartejado. Aí permanecerá
- dormindo até o grande dia da volta de Jesus.
- A Bíblia apresenta duas ressurreições:
- Apocalipse 20:6 “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a
- segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos.”
- João 5:28 e 29 “...Todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz, e os que fizeram o bem sairão para a
- ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.”
- I Tessalonicenses 4:16 “Porque o mesmo Senhor descerá do Céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta
- de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.”
- O numeral ordinal, primeiro, empregado por Paulo, revela que haverá segunda ressurreição, que é a dos ímpios.
- Diante dessa doutrina bíblica – a ressurreição – esposada por todas as Igrejas Evangélicas, faço esta conjectura: A
- maioria dos cristãos hoje, crê que os mortos recebem o galardão após a morte, isto é: sendo bom e fiel, morreu vai para
- o Céu; sendo mau, vai para o inferno. Como coadunar, então, a doutrina da ressurreição e a doutrina do galardão postmortem?
- Só há uma solução empírica. Admitir que, à época da ressurreição, os justos descem do paraíso celestial,
- devolvem a coroa, despem-se das vestes brancas, voltam à sepultura, ressuscitam, são julgados e depois retornam para
- a bem-aventurança, recebem de volta a coroa e as vestes brancas. Sim, só pode ser isto, ou então negar a ressurreição
- de que fala a Bíblia.
- O mesmo então se dará com o ímpio: voltará do inferno, irá à sepultura, será julgado e retornará ao seu martírio. É
- preciso coragem para crer nisso. Nesse troca-troca infindável, direi a você que poderá haver uma confusão generalizada,
- pois note, no país das estatísticas (EUA) morre uma pessoa a cada 21 segundos, ou seja: 3 por minuto, 180 por hora,
- 4.320 por dia e 1.554.200 por ano. Pois bem, isso em um país altamente desenvolvido, onde as condições de vida são
- excelentes. Imagine o mundo todo.
- Pense! Vai morrendo a pessoa e recebendo a recompensa, uma aqui, outra lá. Já imaginou se porventura houvesse
- algum equívoco, após a morte? Algum ímpio era justo, ou algum justo, ímpio; sim, porque a recompensa está
- precedendo o julgamento; e se depois do juízo ficasse comprovado o engano? Então o justo desce do Céu e vai para o
- inferno, ele que já havia experimentado as delícias dali, e o ímpio sai do inferno e vai para o Céu; que surpresa! Ainda
- mais que terão esperado milênios antes dessa mudança.
- (Senhor, meu Deus, Tu sabes que não duvido de Teu poder, sabedoria, onisciência e capacidade. Assim falo, para
- despertar nos meus irmãos o interesse profundo para este importantíssimo tema. Abençoa agora este querido irmão,
- esta preciosa irmã, que está lendo estas páginas, neste momento. Tu os ama, e eu também. Em Nome de Jesus,
- amém). Não há dúvida, irmão, o galardão, recompensa, imortalidade, só após o juízo final, que a Bíblia estabelece para
- o julgamento de todos. Atos 17:30 e 31.
- Querido irmão, reforço este assunto com as palavras do sábio Salomão:
- Eclesiastes 9:10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde
- vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.”
- É claro o ensino do sábio Salomão, que, depois de morto o homem, suas faculdades mentais são totalmente apagadas, e
- irá aguardar em um sono que, mesmo sendo de séculos, para o que dormiu no Senhor, é como o passar de uma noite
- apenas, até o grande dia de Deus, a volta de Jesus, quando, só então, a recompensa será dada, fato comprovado pelas
- Escrituras. Veja:
- Lucas 14:14 “E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te recompensar; mas recompensado te será na
- ressurreição dos justos.”
- Salmo 17:15 “Quanto a mim, contemplarei a Tua face na justiça; satisfar-me-ei da Tua semelhança quando acordar.”
- II Timóteo 4:8 “Desde agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e
- não somente a mim, mas também a todos os que amarem a Sua vinda.”
- Mateus 16:27 “Porque o Filho do Homem virá na glória de Seu Pai, com os Seus anjos; e então dará a cada um segundo
- as suas obras.”
- I Tessalonicenses 4:13 e 14 “Não quero, porém, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos
- entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim
- também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele.”
- Sim, esse sono será interrompido, quando a clarinada de Sião reboar pelos Céus; quando as altissonantes trombetas
- fizerem soar o clarim da vitória na volta gloriosa do Senhor Jesus. Aleluia! Glória a Deus!
- Assim, irmão, fica decidido o caso de todos e a imortalidade tão desejada só será concedida aos que, vivos,
- permanecerem fiéis, e a todos os justos ressuscitados na primeira ressurreição, imediatamente, num abrir e fechar de
- olhos. I Cor. 15:52. Com indizível alegria e felicidade, leiamos esta jóia na Bíblia:
- Lucas 20: 36 “Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da
- ressurreição.”
- Isto nos anima, como cristãos, a avançar confiantes na Palavra de Deus. Finalmente, amado, convido-o a reflexionarmos:
- Vire a página!
- REFLEXÃO
- • Se a doutrina da ressurreição é plano de Deus, é evidente que a vida só será devolvida ao morto nesta ocasião, e não
- na hora de sua morte. Isaías 26:19.
- • Se o homem permanecesse consciente após a morte, ou se lhe saísse algo (alma/espírito) que vivesse em algum
- lugar, o que seria ressuscitado?
- • “Quando isto que é mortal se revestir da imortalidade” (I Cor.15:54). Se a alma fosse imortal, qual a necessidade de
- se revestir de imortalidade?
- Agora ouça o que disse o grande reformador:
- “Confesso abertamente que não estou persuadido de que eles (os cristãos mortos) já estejam na plena glória em que
- Cristo Se acha, ou em que estão os anjos eleitos de Deus. Tampouco é isto artigo de minha fé; pois, se assim fosse, não
- vejo nisto senão que o pregar a ressurreição da carne seria coisa vã.”– Guilherme Tyndale, citado em O Grande Conflito,
- pág. 547. Após esta reflexão, considere isto com carinho:
- Uma senhora batista, irmã muito querida nossa faleceu. Com minha esposa fomos ao sepultamento. No cemitério foi
- feito o culto de despedida junto aos fiéis e parentes. O pastor leu as passagens bíblicas referentes à ressurreição (I. Cor.
- 15: 50-55; I Tess. 4: 15-17) e depois, em meio ao sermão, disse dirigindo-se aos parentes:
- “Não se preocupem com a... (mencionou o nome da irmã), ela já está no Céu, guardadinha junto a Cristo. Na
- ressurreição, após o soar da última trombeta, o seu corpo ressuscitará da sepultura.”
- Amado, pergunte-se:
- Para quê o corpo será ressuscitado? Por quê o corpo será ressuscitado? A “alma” vai deixar o Céu, onde tudo é tão
- maravilhoso e voltar à Terra para apossar-se do corpo e retornar ao Céu?
- Não é muito mais fácil aceitar que o fôlego de vida vai a Deus e deixar que Ele cumpra o que prometeu?
- Ao Céu irá, sim, apenas quem ressuscitar ou for trasladado, mas..., depois da glorificação!
- A glorificação tem data marcada – a volta do Grande!
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