domingo, 3 de julho de 2011

A ARTE da ASMO GOETIA

“Se desejas fazer contato com o Inferno,
escolha um lugar onde a conjuração
pode acontecer sem interrupção.
Velhos castelos em ruínas são excelentes,
porque espíritos e prédios em decadência
são semelhantes; um quarto isolado ou um
porão de sua casa pode servir perfeitamente.” 
Alvaro G.omes
Existe muita mitificação sobre o sistema Goétia. Muitas pessoas falam sem
autoridade alguma, e muitas autoridades no assunto preferem se manter caladas.
Sem grandes mistérios, basicamente trata-se de um sistema de invocação multipropósito.
O presente artigo da ASMO foi dividido em três partes, a saber: A descrição dos 72 Espíritos e
seus respectivos selos, uma descrição dos principais materiais usados na
invocação e por fim as conjurações a serem usadas para chamar-se o espírito.
Para maior entendimento do sistema, daremos aqui um breve resumo de seu
funcionamento.
A primeira coisa a se fazer é escolher com qual espírito irá se trabalhar. Este
momento é de suma importância e dele dependerá o sucesso ou não da
invocação – uma forte motivação e um grande envolvimento emocional são de
grande ajuda neste momento. Para uma escolha sensata, o melhor a se fazer é ler
a descrição de cada um dos 72 espíritos para encontrar o que melhor se encaixa
(em personalidade e poder) com suas necessidades.
O sistema de invocação em si não guarda grandes segredos. Seus elementos
poderiam ser reduzidos a um mínimo composto por:
Baqueta – Ferramenta da vontade manifesta do magista
Circulo – Onde ficará o adepto protegido de qualquer influência externa.
Triângulo – É o local destinado a manifestação do espírito invocado, que lá estará
contido e sob as ordens do mago.
Selo do Espírito – Cada um dos 72 espíritos possui seu próprio selo, que será
disposto no triângulo para a conjuração.
Hexagrama e Pentagrama – Usados na proteção do mago.

A segunda parte do artigo da ASMO contém descrições mais detalhadas sobre cada uma
estas ferramentas, bem como a de acessórios opcionais que em sua maioria
trarão maior eficiência ao rito.
Inicia-se então os preparativos para a evocação. Certifique-se de que não será
interrompido, tire o telefone do gancho, desligue a campainha. . Comece
colocando o Selo do espírito no triângulo e entrando no círculo.
O próximo passo é a realização de um ritual de banimento (como o Ritual menor
do pentagrama que é dado como anexo neste livro) seguido da Conjuração
Preliminar do Não Nascido.
Chega-se a hora das Conjurações, começando pela Conjuração Preliminar do
Não-Nascido. O uso das invocações tais como seguem na terceira parte do livro é
geralmente usada simplesmente pela força que causa na psique do mago e pelo
seu sucesso já provado em diversas ocasiões. No entanto, mais importante do
que seguir um roteiro é envolver-se mental e emocionalmente com o texto.
Algumas pessoas gostam de reescrever as conjurações de modo a torná-las mais
pessoais.
As Conjurações devem ser feitas até que se sinta a presença do espírito invocado,
isto pode ser notado por uma sensação visual do quarto encher-se de neblina,
queda súbita de temperatura, sensação de formigamento no corpo, simples
premonição, etc...
Com a chegada do espírito às ordens podem ser então dadas à eles. Se for de
seu desejo ver o espírito, na maioria das vezes terá que ordenar que ele apareça.

Quando digo “ver” quero dizer as diversas formas de manifestação sensória de um
espírito: ele pode realmente se tornar visível, pode tremular em uma imagem,
surgir e desaparecer como um vulto na área do triangulo, pode manifestar-se
psiquicamente, aparecendo com detalhes na “tela mental”, entre outros...
Os comandos para o espírito conjurado devem ser obrigatoriamente expressos
nas próprias palavras do adepto. As ordens ao espírito deveriam ser claras, e
talvez algumas restrições deveriam ser impostas, como não ferir amigos e
familiares, e quem sabe um prazo para que seus pedidos sejam compridos.
Existem duas formas basicamente de se barganhar com um espírito de Goétia.
Pedindo, ameaçando-o ou recompensando-o. Na maioria das vezes o espírito
pode aceitar ou negar um pedido seu e não exigir nada em troca. Alguns deles no
entanto parecem ter uma certa tendência para a negociação.
Se for necessário ameaçasse um espírito dizendo que seu selo será destruído.
Recompensa-os com a criação de uma nova cópia do sigilo (seja ela um trabalho
artístico, um grafite ou o que quer que seja.), embora em casos mais complicados
sacrifícios mais ousados sejam pedidos. Será comum você “ouvir” o espírito lhe
oferecer mais do que você realmente pediu tentando persuadi-lo a desejar outras
coisas. Permaneça firme em sua vontade inicial ou acabará fechando contratos
dos quais vai se arrepender depois. Na negociação não é necessário ser estúpido
como os magos medievais, muitos dos espíritos são razoáveis e amigáveis, seja
flexível, mas mantenha-se sempre no controle.
Feito isso pode se dar a licença para o espírito partir. Use a versão fornecida pelo
livro ou reescreva-a em uma forma mais pessoal. A licença deverá ser declarada
até não se sentir mais a presença do espírito.
Finalmente execute novamente o ritual de banimento. Recolha todos os
acessórios e o selo que agora está “ativado”, deverá ser guardado em um lugar
seguro, longe de mãos e olhos profanos.
Agora simplesmente aguarde o espírito cumprir sua missão. Durante este período
esteja pronto para manifestações como o aparecimento dos espíritos em sonhos,
a visão de vultos, ouvir o seu próprio nome falado alto em uma hora perdida do
dia, sensações de arrepio e formigamento e inclusive a sensação do toque além
de casos raros de poltergaist.
O sucesso é uma pratica freqüente neste sistema, mas em caso de falha temos
duas alternativas. Podemos simplesmente esquecer o ocorrido e continuar nossas
vidas, ou podemos dar um ultimato ao espírito. Para isso conjure o espírito mais
uma vez e ordene que complete sua missão em um numero certo de dias sob a
pena de ter seu selo torturado e/ou destruído. Na maioria das vezes isso bastará
para fazer-lo cumprir seu dever.
Esta é a base da prática Goetica. O sistema se revelará especialmente eficiente
para aqueles que buscam poder, hedonismo e prazeres materiais. Na verdade as
conseqüências podem ser similares a que se tem com o jogo ou com certas
drogas no tocante de que tenderá cada vez com mais freqüências buscar poder e
prazer com os espíritos. Se você acredita que corre o risco de perder o controle
com a sensação de poder, este sistema não é para você.

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